Monóculo - escreva, faça e publique o seu próprio livro
Projectos editoriais à medida

partilhar:

 

O projecto editorial BIODANZA – A nossa vida mudou enquanto dançávamos é uma iniciativa promovida pelo Arthur Vasconcelos e que conta já com o apoio de largas dezenas de biodanzantes em Portugal e no Mundo. Quer partilhar com os futuros leitores como lhe surgiu a ideia de publicar este livro?

 

Criada pelo sociólogo e antropólogo, Rolando Toro, a Biodanza ou Dança da Vida é um sistema de reintegração da pessoa na vida, através da música e da dança, num ambiente socializante de grupo. Apesar de ser praticada em todo o Mundo por pessoas que procuram uma melhor integração e evolução pessoais, pouco se tem escrito sobre este tema fundamental. A ideia do livro BIODANZA – A nossa vida mudou enquanto dançávamos surge neste contexto, como uma forma de divulgar o sistema.

 

 Trata-se de um livro colectivo que reúne várias vozes, quer-nos falar um pouco delas?

 

 O livro conta, de facto, com o contributo de um conjunto de pessoas ligadas à Biodanza. Reúne quatro importantes Professores Didactas, certificados pela International Biocentric Foundation (organismo mundial que rege a Biodanza), António Sarpe, Elsa David, Nuno Pinto e Ana Maria Silva, mas também, o testemunho, na primeira pessoa, de oito praticantes que partilham com o leitor a forma como as suas vidas evoluíram graças à prática regular da Biodanza. Esta junção entre a teoria e a prática pareceu-me fundamental para uma melhor compreensão deste sistema. Atendendo ao carácter socializante da Biodanza, tornou-se evidente que o livro deveria resultar também de um esforço grupal.

 

 A realização deste livro tem associada uma campanha de crowdfunding. Quer explicar como surgiu a iniciativa e em que pé se encontra?

 

O crowdfunding é uma forma contemporânea de juntar, em apoio a um projecto, pessoas que acreditam no seu interesse e que ajudam a obter os fundos necessários para a sua concretização, através de um sistema de doações. Neste caso, trata-se de editar e produzir o livro BIODANZA – A nossa vida mudou enquanto dançávamos. O interesse nesta campanha tem sido constante e já angariámos mais de 50% do valor necessário. Todas as contribuições são mantidas pela plataforma online de crowdfunding até ao final da campanha, no dia 2 de Maio. Se conseguirmos atingir o valor necessário, o mesmo é entregue aos promotores da iniciativa. Caso contrário, as doações são devolvidas aos apoiantes.

 

No crowdfunding, os apoiantes costumam receber contrapartidas ao apoio que dão. O que é que os apoiantes do livro BIODANZA – A nossa vida mudou enquanto dançávamos recebem em troca, para além, como é óbvio, do simples facto de participarem numa iniciativa de valor cultural?

 

Tratando-se de uma campanha que visa a publicação efectiva do livro, os apoiantes recebem um ou mais exemplares da obra. Outra das recompensas − que faz todo o sentido tendo em conta o carácter de divulgação desta prática − consiste na possibilidade de os apoiantes participarem gratuitamente numa aula de Biodanza. Existem outras recompensas, tão variadas como o grau de apoio dado, pelo que o melhor é mesmo visitarem a página da campanha em http://ppl.com.pt/pt/prj/biodanza.

 

 

 

© monóculo 2010 - 2016. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade e Segurança.