Melhore a sua ortografia e a sua gramática

dica com estilo

 

Não é obrigatório que estude gramática nem ortografia durante horas e horas, todos os dias!O que lhe propomos é bem mais simples e não lhe roubará muito tempo.Releia uma regra por semana e procure aplicá-la nos seus escritos. Apesar de existirem correctores ortográficos muito bons, conhecer as regras gramaticais e ortográficas faz parte das competências que um escritor deve desenvolver para melhorar o seu estilo.

 

 

Vá à caça das repetições

DivineInspiration

 

Não há nada de mais entediante do que ler um romance e tropeçar constantemente em repetições. Quando escrever ou quando estiver a corrigir o seu texto, identifique as repetições. Seja em meia dúzia de linhas ou numa página inteira, tudo vai depender do seu grau de exigência! O que fazer quando as identificar? Substitua-as por perífrases ou sinónimos.

 

 

 

Evite as generalidades

facebook-monoculo-dia21

 

Adquira o hábito de dizer as coisas de forma exacta. Uma óptima maneira de começar é a de procurar substituir os verbos ser, ter e fazer, por termos que correspondam ao que deseja exprimir. Aplique a mesma receita quando pretender descrever uma cena, uma personagem ou um ambiente. Dizer “gosto do sabor deste prato” não ajuda o leitor a apreender as sensações gustativas do narrador ou da personagem que fala.

 

 

Escreva frases curtas

facebook-monoculo-dia28

 

Enuncie as suas ideias de forma clara através de frases curtas. É claro que ao fazê-lo não deverá esquecer o ritmo geral do seu texto. Uma sucessão de frases com apenas três palavras cada, não é forçosamente agradável. Mas uma frase demasiado longa com um número importante de proposições é mais difícil de escrever e pode ser mal compreendida pelos seus leitores. Por isso, quando escrever não se esqueça de segmentar as suas ideias em frases mais curtas!

 

 

Cuidado com as palavras pequenas

semana03-072

 

 

Evite o uso desproporcionado de conjunções (coordenativas, subordinativas), assim como de pronomes demonstrativos (este, esse, aquele) e relativos (que, qual, cujo, etc.) que sobrecarregam as frases. Em simultâneo, procure utilizar apenas uma pequena quantidade de preposições.

Um conselho suplementar: Não se esqueça do famoso ditado de que ninguém nasce ensinado. A escrita aprende-se! Seja paciente e perseverante… Não há razão para não encontrar o seu próprio estilo!

 

 

Trabalhe a sua pontuação

semana10-152

 

Quando escrever, preste atenção à pontuação, pois representa a respiração da sua frase. Um erro de pontuação pode mudar completamente o sentido de uma frase. Para testar a sua pontuação, não hesite em reler os seus textos em voz alta. Abrande o ritmo e marque pausas ao nível dos sinais de pontuação. Não se esqueça de dar o tom que deseja comunicar à sua leitura.

 

 

Leia

semana17-21-2

 

Para trabalhar o seu estilo, crie tempo para ler. Escolha prioritariamente obras do mesmo género literário daquele que está a trabalhar, sem negligenciar géneros que lhe são menos familiares. Seja literatura clássica, sejam autores de sucesso contemporâneos, leia!

 

 

 

 

 

Enriqueça o seu vocabulário

semana24-282

 

 

Tal como para a gramática e para a ortografia, e no que diz respeito ao vocabulário, não se limite ao que já adquiriu. Tenha um caderno sempre consigo, no qual possa escrever palavras que encontra ao longo das suas leituras ou no dia-a-dia. Escolha palavras que lhe sejam desconhecidas, que usa pouco ou aquelas de que gosta. Quando escrever, procure inspiração no seu caderno! Os jogos de escrita são igualmente um bom meio para enriquecer o seu vocabulário, uma vez que os obstáculos obrigam, frequentemente, a procurar sinónimos.

 

 

 

(re)Descubra as figuras de estilo

dica-com-estilo

 

Alegorias, aliterações, onomatopeias, anáforas, eufemismos, disfemismos, hipérboles, metáforas, elipses, animismos, perífrases… são noções empoeiradas para si? Então, não hesite em procurar as suas definições para melhor compreender o seu significado. Aperceber-se-á do quanto estas figuras de estilo, entre outras, poderão transformar-se em poderosas aliadas para dar profundidade aos seus escritos!

 

 

 

Procure pareceres exteriores

dica-com-estilo-09-09

 

Afaste o medo e não perca a oportunidade de submeter os seus textos a leitores. Se deseja progredir rapidamente, escute os conselhos que lhe dão. Confie nas suas capacidades, mas não se deixe levar pelo orgulho!

Partilhe este artigo:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *