5 razões para ler
Existem inúmeras técnicas para melhorar a nossa escrita. Mas a leitura permanece a ferramenta essencial para qualquer autor. Quem escreve, dificilmente consegue dissociar esta actividade da leitura.

 

Ora vejamos:

 

Ler dá prazer! Remete para um momento de desprendimento durante o qual deixamos por instantes de ser quem somos para encarnar o protagonista que se revela página a página. Tímidos, valentes, bons ou maus; pouco importa, somos livres de nos sentirmos próximos de quem desejarmos. Quem, para além de nós mesmos, assiste?

 

Ler permite reforçar a nossa cultura ao mesmo tempo que nos mantém actualizados. Ora, tal pode ser útil, não só quando procuramos uma ideia para um novo livro, como também quando temos de tomar decisões em relação à nossa publicação — edição tradicional, edição independente? Publicar física ou digitalmente? Entre tantas mais perguntas. Nada como nos mantermos ao corrente do que se passa, portanto.

 

Ler enriquece-nos de palavras, frases, metáforas que, inconscientemente, nos ajudam a escrever os nossos próprios textos. A leitura reforça o nosso vocabulário através da descoberta de palavras, expressões e imagens que não temos por hábito utilizar.

 

Ler conduz ao armazenamento de ideias e exemplos que poderemos transformar, misturar e explorar nos nossos próprios escritos.

 

Ler regularmente faz com que nos demos conta dos nossos progressos. Quanto mais escrevermos, mais trabalharemos os nossos textos e mais nos aperceberemos que já não somos capazes de aceitar a mediocridade.

 

BOAS LEITURAS!!

Partilhe este artigo:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *