Monóculo - escreva, faça e publique o seu próprio livro
Projectos editoriais à medida

De acordo com o seu objectivo e o tipo de projecto editorial, poderá optar por diferentes tipos de capa. Nem todo o tipo de capa se adequa a todos os tipos de publicações. Por essa razão, a Monóculo propõe cinco tipos de encadernação diferentes cuja escolha dependerá das características técnicas de cada projecto, assim como do tipo de utilização que se pretenda dar ao produto impresso.

 

A capa mole colada à lombada: tipo de capa tradicional amplamente utilizada (por exemplo, romances), realizada com um papel de gramagem máxima de 350 g. Este tipo de capa é extremamente útil para publicações com mais de 100 páginas, constituindo a opção ideal para a impressão de pequenas tiragens. Dependendo do tipo de papel escolhido e da quantidade de páginas, a colagem poderá ser feita com uma cola específica que garantirá uma maior aderência das páginas, em comparação com uma cola tradicional (por exemplo, para livros de fotografias).

 

A capa dura (ou rígida): tipo de capa tradicional (por exemplo, bandas desenhadas), realizada em cartão ao qual é colado o papel impresso. O verso da capa é revestido por guardas que escondem a colagem e dão à obra um acabamento efectivo. Este tipo de capa fará sentido para livros impressos de maior tiragem ou que visem um acabamento mais luxuoso (por exemplo, para um livro de arte).

 

O livro agrafado: neste tipo de brochura, a impressão é feita em cadernos de quatro páginas, dobradas ao meio e agrafadas a cavalo em dois pontos. Este modo de encadernação é útil para livros com um número reduzido de páginas (inferior a 50 páginas), impressas num papel menos espesso, ou para formatos de revista.

 

A espiral metálica: tipo de encadernação na qual as páginas são perfuradas e ligadas através de uma espiral de anéis metálicos, útil para livros para os quais se preveja uma utilização intensiva ou a sua dobragem a meio (por exemplo, para um livro de receitas).

 

A sobrecapa: como o próprio nome indica, este tipo de encadernação reveste as capas anteriormente referidas, podendo conferir às mesmas um acabamento mais cuidado, para além de as proteger. A sobrecapa pode constituir um elemento particularmente interessante em publicações de menor dimensão e com um número de páginas reduzido (por exemplo, um livro de viagens).

 

Opções para a sua capa

Dependendo do seu projecto poderá optar por diferentes opções que conferirão à sua obra determinadas características que reforçarão as sensações pretendidas.

O envernizamento da capa: esta opção obrigatória na maioria dos casos consiste numa película plástica muito fina contracolada a quente ou a frio ao papel da capa. O envernizamento protege assim a capa podendo assumir dois tipos de acabamento: brilhante ou mate. O acabamento brilhante tende a aumentar o contraste das cores e a acentuar a magenta. O acabamento mate, por seu lado, não modifica a cor mas em alguns casos pode torná-la mais propensa a riscos (por exemplo, fundo preto).

As badanas: Para livros de capa mole e pequeno formato (livro de bolso, A5, etc.) propomos a opção de incluir badanas. Tal consiste em aumentar a capa num mínimo de 5 cm de cada lado, criando assim duas extensões dobradas no interior do livro quando fechado. Este tipo de solução pode ser útil em situações em que não se opte por uma sobrecapa, em que se pretenda incluir mais conteúdo sobre a obra, ou em que se deseje encontrar uma solução para substituir o tradicional marca-páginas (neste caso para livros com um número reduzido de páginas).

© monóculo 2010 - 2016. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade e Segurança.